13 de julho de 2012

Filosofia Corporativa Aplicada

A Filosofia Corporativa Aplicada tem muito a contribuir para com as empresas. É um conceito teórico-prático desenvolvido em 2008, após minha conclusão na graduação em Filosofia. Existem variadas formas de se motivar e organizar uma equipe, de proporcionar o auto-conhecimento pessoal para que também conheçam uns aos outros e desenvolvam uma sinergia cada vez maior e eficaz. Uma empresa quando se fundamenta nas pessoas, de forma humanizada, é uma empresa bem sucedida, de qualidade, bons resultados, lucratividade e formada por uma equipe realizada. 


Verdadeira motivação 
Uma empresa não é formada por paredes. Uma empresa de verdade é formada por pessoas. Existe uma grande oferta de palestras motivacionais com o objetivo de estimular os colaboradores para que produzam da melhor forma possível. Isso não basta, pois antes de fazer algo, as pessoas precisam ser.
Uma autêntica motivação precisa ser sustentável, constante, que encontre espaço na intimidade e não geradora de um "fogo de palha".
O ser humano busca por sentido e para existir uma equipe motivada é necessário formar pessoas que encontram sentido no que fazem, têm na empresa não apenas um lugar de sustento financeiro, mas lugar de realizar uma missão em vista do bem para a sociedade.

Humanização e sustentabilidade
É preciso oferecer conhecimento para os membros da empresa. Há apenas duas possibilidades pelas quais as pessoas não realizam bem uma tarefa: ou não têm o conhecimento ou não sentem-se motivadas. É preciso conhecer as pessoas, desde os proprietários aos administradores, do pessoal do administrativo ao pessoal da produção, dos vendedores até mesmo aos clientes.
Criar uma cultura de sustentabilidade é desenvolver a mesma linguagem, a união dos funcionários, de todo o grupo, é promover em todos o conhecimento da importância determinante do papel de cada um.
O lucro pelo lucro não gera o desenvolvimento humano. As empresas mais modernas e evoluídas estão mais relacionadas à qualidade de vida, sustentabilidade e desenvolvimento criativo do que com uma busca obsessiva por resultados e dinheiro.
Os resultados são necessários e importantes, o lucro deve acontecer, mas o sustento verdadeiro de uma empresa são as pessoas, e é justamente por isso que a empresa deve valorizar os vínculos humanos.  Quanto mais líderes e colaboradores se conhecem e partilham os mesmos ideais, maiores e melhores são os resultados.
O conceito de empresa humanizada representa o lugar onde as pessoas se realizam, sentem-se felizes e têm orgulho de fazer parte, pois gera-se a ternura e a afetividade que forma a essência de todo o seu humano saudável.

Giorgio Sinestri

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