5 de outubro de 2009

Pier Giorgio Frassati


Pier Giorgio Frassati nasceu em Turim, a 6 de abril de 1901, de uma família rica: a mãe Adelaide Ametis, uma pintora; o pai, Alfredo Frassati, em 1895, com pouco mais de trinta e seis anos, fundara o jornal “La Stampa”; em 1913 é o mais jovem senador do Reino e em 1922 é embaixador da Itália em Berlim.

Pier Giorgio absorveu a vida cristã mergulhando espontaneamente, por escolha pessoal, na água viva que a Igreja daquele tempo lhe oferecia: daquela Igreja na qual não faltavam limites e problemas, ele sentiu-se “parte”, membro ativo.

As associações nas quais Pier Giorgio se inscrevera, muitas vezes contra a vontade dos familiares, participou em todas as atividades, assumindo responsabilidades.
“Você è um ‘beato?’, perguntou-lhe alguém na universidade. "Não" - respondeu - "eu sou cristão!"


Em 1919, sendo ainda menor, Pier Giorgio inscreveu-se na “Conferência de S. Vicente”.
Os seus estudos vinham iluminados de fé e caridade, devido à sua condição social, por isso escolheu engenharia mineral, porque quando na Alemanha reparou as graves condições de trabalho dos mineiros: “quero ajudar o povo nas minas e posso fazer melhor mesmo não sendo sacerdote, pois os sacerdotes não estão muito perto dos problemas do povo.” Assim explicava o porquê da sua escolha a Luise Rahner, mãe do celebre teólogo Karl Rahner, onde ele foi hóspede por algum tempo. Dizia que queria ser “mineiro entre os mineiros.”
A irmã Luciana revelou que em casa Pier Giorgio era tido como um tolo e sempre com pouco dinheiro porque, para "ajudar os outros, devia dar não o supérfluo, mas o necessário".

Procurava convencer os outros a fazer o mesmo. Diz um amigo: "Um dia procurava convencer-me entrar na conferência de S. Vicente de Paulo, a minha dificuldade era entrar nas casas dos pobres, pois temia algumas doenças; ele, com muita simplicidade, respondeu-me que visitar os pobres era visitar Jesus".

Entre os seus sofrimentos, devemos lembrar o seu amor profundo por Laura Hidalgo, de condição humilde, amor ao qual ele se sentiu moralmente a renunciar, devido aos preconceitos da família.

Faleceu no dia 4 de julho de 1925, de poliomielite fulminante.

Na presença de mais de cinquenta mil fiéis, reunidos na Praça de São Pedro, oriundos de muitas partes de Itália e da Europa, Pier Giorgio Frassati é proclamado beato no dia 20 de maio de 1990: «O jovem das oito Bem-aventuranças», como o define João Paulo II.

A sua festa litúrgica fica ligada ao dia 4 de Julho, data do seu nascimento para o céu.

Nenhum comentário: