27 de novembro de 2009

Nossa missão é a santidade

“Sede também vós santos em todas as vossas ações.” (I Pedro 1,15-16)

Contemplemos os santos e santas da Igreja. Modelos de vida cristã, eles são sinais de que, quando nosso coração vive na abertura ao amor de Deus, a graça é possível e acontece.
Todos nós, batizados, somos chamados para uma mesma missão: a santidade.
“Eu não quero ser santo”, grita o mundo hoje. A cultura do consumismo, da ganância, do lucro e do egoísmo, atraentes aos olhos humanos, está se instalando em nossos corações.
Ser santo é saber partilhar, reconhecendo na unidade do amor divino que somos um e, por isso, não podemos enxergar a miséria do outro sem sentir compaixão. O Sol é para todos... por que alguns poucos podem ter mais que outros? Onde está a lógica disso? Vida para todos não é caridade, é justiça!
A grande missão do cristão é o amor, e quando este amor se realiza, entendemos a santidade.
O mundo chora porque muitos não se sentem amados... Preferimos cultivar a inveja e a cobiça do que reconhecer o valor do outro.
Se soubéssemos entender nosso batismo... se soubéssemos adorar o amor na Eucaristia... se soubéssemos assumir nossa missão, o mundo seria mais santo e o céu começaria mais cedo.
E ser santo é reconhecer-se pecador. Na parábola do filho pródigo (Lucas 15,11ss), Jesus nos chama a ser como o filho mais novo: quando se reconhece pecador, retorna ao Pai... e no retorno, uma festa está a nossa espera...




Do livro "Amarás! Adorar em espírito e verdade", de Giorgio Sinestri (a ser publicado em março/2010)

Nenhum comentário: