11 de dezembro de 2009

COP15 - Conferência de Copenhague


Participemos por um mundo mais justo e habitável!


O Setor Justiça e Paz da Congregação, convida todos a acompanhar com interesse a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que acontece em Copenhague, de 7 a 18 de dezembro.
Muitas Congregações e Igrejas particulares em todo o mundo estão mobilizadas e incentivam ações em favor do êxito desta Conferência.

Os bispos da Patagônia - dentre eles Virgínio Bressanelli - enviaram aos líderes da ONU uma mensagem a favor de políticas públicas que criem condições de preservação da criação. Diversas Conferências Episcopais divulgaram mensagens conclamando os cristãos a aderirem a programas de mobilização e à manifestação prevista para domingo próximo, dia 13, quando as negociações chegarem ao seu ponto crucial.

O Vaticano tem o seu representante junto à Conferência. Várias Congregações religiosas, por exemplo: www.columban.com/, acompanham de perto o desenrolar dos debates. Na França, Igrejas de várias confissões escreveram um apelo ao presidente da República, Nicolas Sarkozy, para que os líderes reunidos em Copenhague possam abrir um novo caminho para a humanidade em perigo. “A urgência é forte, a esperança, imensa”, afirmam.

Às 15hs do dia 13, após uma celebração ecumênica na catedral luterana de Copenhague, em todas as igrejas da Dinamarca os sinos serão tocados, com o fim de enviar uma mensagem única a todos os líderes do mundo, exortando-os para que adotem medidas urgentes diante da mudança climática..

A Caritas Internacional e o Conselho Mundial das Igrejas convidam os cristãos do mundo inteiro a participarem, tocando os seus próprios sinos, tambores ou gongos 350 vezes. O número se refere a 350 partes por milhão (ppm): este é o limite máximo seguro de CO2 na atmosfera, segundo muitos cientistas, especialistas no clima e governos.

Muitas ONGs estão realizando promoções. Uma delas, a Avaaz, que acumula vasta experiência em campanhas mundiais, promove uma vigília à qual já aderiram mais de 1.000 grupos em mais de 100 países. Propõe como gesto simbólico: acender velas em lugares públicos no dia 12, sábado. Entre no portal www.avaaz.org/ para ver os endereços de manifestações em alguma cidade próxima.

Também a Comissão de Justiça e Paz e Integridade da Criação, da União dos Superiores Maiores, com sede em Roma, divulga iniciativas. Acompanhe pelo endereço: www.jpicformation.wikispaces.com/.

Todas as comunidades religiosas do mundo estão convidadas a empenhar-se por um mundo mais saudável. Unamo-nos também nós, dehonianos presentes em 40 países, “para transformar Copenhagen em Hopenhagen” ("hope", em inglês, significa "esperança"), como sugeriu a prefeita na abertura .

Nenhum comentário: