20 de outubro de 2010

20 anos da MDJ


Pe. Dehon, francês fundador da Congregação dos Padres do Coração de Jesus, no final do século 19, foi um homem antenado na história e nas mudanças políticas, religiosas e econômicas do seu tempo. Ele percebeu a existência dos pobres e o descaso que os burgueses tinham já naquele tempo, pelos menos favorecidos.
Ele propôs um trabalho que chegasse até o trabalhador com o objetivo de mudar a ele e a sua família.

Naquela época, as correntes políticas eram mais ouvidas que as pregações da Igreja. Para eles, missão era a conquista e imposição e nunca partilha e aprendizado.
Hoje, os tempos mudaram, o jovem fica feliz com o sucesso dos outros e se mostram capazes de buscar um outro caminho. É preciso se ter uma visão aberta na Igreja, não ficar bitolado no seu grupo ou no seu movimento, é preciso perceber que existem pessoas vivendo, fazendo e dizendo coisas maravilhosas em outros grupos e movimentos.

A Igreja não quer nenhuma cabeça, nenhum coração fechado para as outras realidades da Igreja, ela quer jovens de fato missionários e capazes de se misturar com outros grupos de fé.
A Missão Dehoniana Juvenil é um projeto missionário dos Padres Dehonianos que, desde 1990 no Brasil, busca levar os jovens a viverem melhor a missão assumida no batismo, através da prática evangelizadora e do serviço vivo ao Reino do Coração de Deus.

Por tentar viver as coisas do céu, o missionário transforma o ambiente visitado. O ser e o fazer não podem ocupar o mesmo espaço, por isso, em um grupo de missão, se não existir espiritualidade, ele não passará de uma turma agitada que por ali passou. O missionário dehoniano carrega algo a mais, o que o torna diferente dos demais, o torna único. Ele comunica verdades do céu no jeito dehoniano, que é o jeito de Jesus. Não basta o missionário rezar bonito, é preciso que se tenha conexão com o dia-a-dia.

Pe. Dehon nos diz que é preciso IR AO POVO, e aproximar-se mais dos marginalizados pela sociedade e dos pobres. Todo missionário é chamado a anunciar e testemunhar o Senhor, pois é o mesmo Senhor que envia: “Recebereis a força do Espírito Santo e sereis minhas testemunhas, aqui até os confins da terra”.

Neste espírito, a MDJ celebra 20 anos nos dias 13 e 14 de novembro, com um encontro nacional em Rio Negrinho. No dia 13, sábado, haverá Missa Jovem às 19h na Igreja Matriz Santo Antônio e, em seguida, o lançamento do filme curta-metragem. No domingo, dia 14, Missa na Igreja de Volta Grande às 8h30 e depois, show nacional com o Padre Zezinho scj, com entrada gratuita.
Em janeiro de 2011, a juventude dehoniana se encontra em Volta Grande para mais uma etapa missionária, a partir do dia 05. Mais informações no site www.euqueroummundomelhor.net.br

fr. Giorgio Sinestri scj

Nenhum comentário: