10 de dezembro de 2010

A Palavra se fez carne


Como todos os anos, novamente vivemos um tempo de Natal. Usando as palavras de nosso superior geral, na sua mensagem de Natal de 2010, deixo essa reflexão natalina.

Num mundo marcado pelo acesso rápido à informação, corremos o risco de tornar o Natal só mais uma data no calendário. O Natal precisa ser mais. O Natal precisa ser todos os dias. Olhemos para os gestos de Jesus. É pelo testemunho de Jesus que podemos contemplar o toque de Deus para com a humanidade. Ele mostra sua proximidade a toda pessoa, independentemente da raça, cultura ou condição social. É a partir dessa sua humanidade, sendo Deus conosco, que Jesus se torna, ao mesmo tempo, revelação do amor de Deus e modelo a ser imitado, caminho possível para todo homem e mulher neste mundo.

A Palavra que se fez carne, como está no evangelho de João, ilumina o nosso caminho feito de pequenos passos e de respostas que somos chamados a dar a tantos desafios, problemas e situações que cruzam o nosso caminho. O que devemos contemplar no Natal, é que Jesus não é somente o melhor ser humano, mas é o homem novo na plenitude do Espírito, o Filho de Deus. Jesus é a Boa Notícia que aquece o coração de todos nós, trazendo esperança, paz e luz no caminho.

Queremos, também, fazer nossa a atenção de Deus que escuta o grito, os gemidos, os silêncios das pessoas e dos povos empobrecidos, feridos, oprimidos e desfrutados. Ele assume com sua a condição deles, fazendo-se presente como o Deus da libertação e da vida. Constantemente encoraja, sustenta e acompanha as exigências de dignidade, de justiça e de igualdade. Esta atitude de Deus tornado visível e palpável em Jesus, convida-nos, insistentemente, a fazer o mesmo.

Mais uma vez lembramo-nos de um Deus que, fazendo-se criança, nasceu para todos. Cristo Jesus continua vindo. Vem lá onde floresce uma humanidade silenciosa e desolada, lá onde se morre e se excluem os mais fracos, e onde é grande a injustiça social. Vem entre nós, nas nossas comunidades. Vem procurar-nos e consolar-nos para tornar o nosso caminho ainda mais pleno e rico de esperança.

A todos nós, fica a prece por um tempo de Natal renovador. Celebrando em família e em comunidade, queremos dar graças a Deus. pois é seu amor que ilumina nosso olhar junto dos outros e dentro de nós mesmos.

Feliz Natal a todos!

Giorgio Sinestri, scj

Para ler a mensagem original, clique aqui

Nenhum comentário: