18 de maio de 2011

Funcionalismo público pelo mundo

O fotógrafo holandês Jan Banning retratou o ambiente em que trabalham funcionários públicos de oito países no livro Bureaucratics. Durante cinco anos, ele registrou funcionários públicos na China, Estados Unidos, Libéria, Bolívia, França, Índia, Rússia e Iêmen.

Para Banning, as imagens são representativas da organização dos países em que foram feitas e mostram como cada Estado se apresenta a seus cidadãos.

"Estes escritórios são, por um lado, a vitrine do Estado, mas também são o lugar onde o indivíduo comum passa grande parte do seu tempo", disse ele à BBC Brasil.

A ideia do projeto, segundo ele, surgiu ao ser convidado para fotografar ações de descentralização da administração em Moçambique, para um artigo sobre a ajuda para o desenvolvimento do país, que seria publicado em uma revista holandesa.

"No fim das contas, o artigo foi reduzido a uma página e eles decidiram publicar oito páginas de fotografias", contou.

As imagens de Moçambique não entraram no projeto final por serem em preto e branco, mas inspiraram a ideia de fotografar outros funcionários do governo no mundo..


Nadja Ali Gayt é consultora do Ministério da Agricultura do Iêmen. Seu salário é de 160 doláres.

Mohammed Hamid Azein recolhe as contas mensais de água no distrito de Shibam, Iêmen. Seu salário mensal é de 121 doláres. Porém, está há cinco meses sem receber.

Dede McEachern é diretora de lincenças no Texas (EUA). Seu salário é de quase 6 mil doláres mensais.

Ivan Quispe Lopez é um policial boliviano, que faz tudo a pé. Para usar o telefone precisa ir até o lado de fora da sua sala. Seu salário é de 113 dólares mensais.

Warford Weadatu Sr. é administrador da cidade de Nyenawliken, na Libéria. Ele não tem orçamento para o distrito e está há mais de um ano sem receber seu salário mensal de 20 doláres.

Nenhum comentário: