10 de junho de 2011

VIGÍLIA DE PENTECOSTES


Comentário: Nesta noite, nos unimos a toda a Igreja e à nossa família dehoniana para celebrar a presença atuante do Espírito na história: o Espírito estava presente na criação; conduziu o povo de Deus no deserto, sustentou os profetas, acompanhou Jesus em sua missão e continua orientando e conduzindo a nossa vida.

Canto: Vem Espírito Santo, vem! Vem iluminar!

Leitor 1: A Igreja, ao falar do Espírito Santo, sempre usou alguns símbolos para facilitar a sua compreensão: um dos símbolos do Espírito Santo é o fogo. Enquanto a água significa o nascimento e a fecundidade da Vida dada no Espírito Santo, o fogo simboliza a energia transformadora dos atos do Espírito Santo. O profeta Elias, por sua oração, atraiu fogo do céu, sinal do Espírito Santo que transforma o que toca.

Leitor 2: João Batista anunciou o Cristo como aquele que “batizará com o Espírito Santo e com o fogo”. Jesus disse: “Vim trazer fogo à terra, e quanto desejaria que já estivesse aceso”.
É sobre a forma de línguas de fogo que o Espírito Santo pousa sobre os discípulos na manhã de Pentecostes e os enche de Si. A tradição espiritual manterá o simbolismo do fogo como um dos que mais expressa a ação do Espírito.

Comentário: Suplicando ao Espírito Santo que desça sobre nós e abra os nossos corações para que sejamos verdadeiramente testemunhas de Jesus Cristo, nós iremos acender as nossas velas:

Canto: A nós descei divina luz... em nossas almas acendei o amor, o amor de Jesus.

Comentário: Como o povo de Israel, que caminhava guiado pela coluna de fogo no deserto, durante a libertação da escravidão, sinal da presença do Espírito de Javé, também nós nesta nossa caminhada que vamos fazer agora, agradeçamos a Deus por permanecer sempre conosco e, ao mesmo tempo, pedimos a Ele que conserve diante de nós a Luz do Espírito Santo.

Canto: Deixa a luz do céu entrar... abre bem as portas do teu coração e deixa a luz do céu entrar.

Leitor 3: Vinde, Espírito Santo e iluminai a nossa Congregação. Na Igreja, somos chamados a seguir a Cristo e a ser, no mundo, testemunhas e servidores da comunhão entre os homens numa comunidade fraterna. Abraçamos livremente a vida comunitária, graças ao dom do Espírito. Procuramos a inspiração e o modelo dessa vida na comunidade dos discípulos, reunidos em redor do Senhor, e nas primeiras comunidades cristãs.

Canto: Vem Espírito Santo, vem! Vem iluminar!

Leitor 4: Vinde, Espírito Santo sobre todas as nossas comunidades da Província. Renovai com o teu amor os nossos corações, concedendo a todos nós, o desejo profundo de seguir a Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, sendo para todas as pessoas que encontrarmos na missão, testemunhas do Amor Oblativo e Reparador de Deus.

Canto: Vem Espírito Santo, vem! Vem iluminar!

Leitor 5: Vinde, Espírito Santo e iluminai com a tua Luz as nossas famílias. Conceda os frutos do teu Espírito: o amor, a paz, a alegria, a paciência, a bondade e a confiança em Deus a todos os nossos familiares, fortalecendo-os na missão de serem, como batizados, sal da terra e luz do mundo!

Canto: Vem Espírito Santo, vem! Vem iluminar!

Proclamação de Pentecostes - At 2,1-11

Comentário: O Deus Trindade, o Espírito Santo, é gerador de vida, presença maternal do divino, que amamenta e sustenta o crescimento da vida missionária da Igreja. O Espírito Santo é o sonho de vida, que faz renascer a comunidade que experimenta a sua força; força que dissipa todo o medo e infunde a alegria que ninguém poderá mais tirar.

Leitor 6: O Espírito Santo é o mestre, o professor da alma, da interioridade, é a consciência do discípulo de Cristo. Pacientemente vai realizando em nosso interior a nossa configuração a Jesus Cristo. È o artista que, com pincéis de infinita ternura, faz crescer o amor de Deus em nossos corações. O Espírito renova e transforma a face da terra.

Canto: Envia o teu Espírito, Senhor e renova a face da terra!

Aclamação ao Evangelho: João 20,19-23

Leitor 7: No evangelho de hoje, Jesus sopra sobre a comunidade dizendo: “Recebam o Espírito Santo”! É o sopro de vida que faz a comunidade renascer, dissipando todo o medo e infundindo a coragem para continuar a missão de Jesus. O Espírito Santo nos dá forças de sermos testemunhas de Jesus no mundo de hoje, manifestando o seu amor misericordioso e reparador aos mais sofredores.

Os dons do Espírito
Comentário: Jesus, ao enviar o seu Espírito, confere-nos uma missão: ”Como o Pai me enviou, eu vos envio”. Porém, concede-nos através do Espírito Santo os 7 dons que significam a plenitude dos dons, capacitando-nos para a construção do seu Reino.

Todos:
Espírito Santo, concede-nos o Dom do Entendimento, para que compreendamos o que Deus nos fala, e vivamos conforme a sua vontade.
Concede-nos o Dom da Fortaleza, para que tenhamos força e coragem suficientes para darmos testemunhos autênticos de Jesus Cristo, mesmo à custa da própria vida.
Espírito Santo, concede-nos o Dom da Sabedoria, para reconhecer-mos o Pai nos acontecimentos e nos caminhos de cada dia. Nos convencendo de que Deus é aquele que está presente em nossas vidas, criando e salvando.
Concede-nos o Dom da Ciência, para que saibamos julgar e olhar todas as coisas e acontecimentos com o olhar de Deus.
Concede-nos o Dom do Conselho, para que possamos perceber nas situações da vida a voz de Deus. E assim encontrarmos no momento oportuno a decisão certa, “a palavra certa na hora certa e do jeito certo”.
Espírito Santo concede-nos o Dom da Piedade, para que indo ao encontro de Deus sempre com o sentimento de filhos, compreendamos nossos semelhantes como irmãos e irmãs em Cristo.
Espírito Santo concede-nos o Dom do Temor de Deus, para que cientes de nossas fraquezas, cheguemos a uma fé segura e firme e a um amor desejoso de se tornar visível na dedicação e no serviço a Igreja e a humanidade.

Pai-nosso

Oração final:
Ó Espírito Santo, Espírito de amor e de verdade, autor da santificação, nós vos adoramos como princípio de nossa felicidade eterna. Muitas graças vos damos, soberano dispensador dos benefícios que do céu recebemos, como a fonte das luzes e da fortaleza, iluminai nosso entendimento, fortificai nossa vontade, purificai nosso coração, regulai nossos movimentos e fazei-nos dóceis a todas as vossas inspirações. Espírito Consolador, confortai-nos nos momentos difíceis e infundi em nós a esperança e a paz! Amém

2 comentários:

Anônimo disse...

Legal o seu Blog, Giorgio.
Legal o seu jeito de abrir caminhos para evangelizar e ajudar os demais a viverem bem a sua fé.
Abracos
Pe. Tarísio, scj

Giorgio scj disse...

Obrigado, pe Tarcisio. Não podemos mais estar ausentes neste meio que, aliás, é de grande utilidade na evangelização. Sigamos juntos neste caminhar com o Coração de Jesus. Boa missão!