22 de setembro de 2011

Artista cria 'Jesus sarado' para aproximar jovens da religião

Jesus Cristo, herói do século XXI. A reinvenção de quem, para os cristãos, é o filho de Deus gerou um fenômeno artístico nos Estados Unidos.

Com peitoral marcado, braços musculosos e atitude de vencedor, o Cristo chegou inclusive à capa do jornal 'The New York Times'. 'Um Chuck Norris de sandálias', assim definiu-o a publicação.

O autor dos desenhos, o artista Stephen Sawyer, de 58 anos, criou o projeto Art4God para tentar aproximar os jovens da religião.

'Todos somos evangelistas de alguma coisa', disse Sawyer à BBC. 'Sou o pregador do homem que viveu há 2 mil anos e continua sendo meu herói.'

O artista sustenta que a imagem de Jesus masculino e forte vem da Bíblia. 'Era um carpinteiro da classe trabalhadora. Com certeza o seu corpo era forte e musculoso, porque essa era a sua ferramenta de trabalho', disse o artista, completando: 'Não sei como Cristo era visto há 2 mil anos, nem me importa. Quero criar uma iconografia que seja relevante para hoje.'

Fonte: G1.com


Confesso que não me escandalizou a arte sugerida por Sawyer. Embora algumas "versões" sejam exageradas (a até desnecessárias - veja galeria com mais imagens ) é interessante constatar a atualidade da imagem de Jesus mesmo depois de dois mil anos.

Acredito que esta tentativa do artista merece, ao menos, nossa curiosidade. Concordo com quem diga que não é necessário criar uma imagem "moderna" para apresentar a atualidade de Jesus. Sua ação em nossa vida é mais profunda e intensa. Mas pode ser um primeiro passo para o interesse da juventude, pelo menos aquela que não tem mais referencial cristão.

Giorgio, scj

Nesta cena, o braço de Cristo e de um viciado em drogas é um só. 'É uma forma de explicar que Jesus vive dentro de você', afirma o autor, Stephen Sawyer.


Nenhum comentário: