7 de dezembro de 2011

Histórias perdidas...

A história do nascimento de Jesus, que foi concebido num estábulo, após ter sido anunciado por uma estrela guia e recepcionado pelos Três Reis Magos como um Rei, vem sendo apagada pelo tempo, pois sequer lembramos por que nos reunimos na noite de Natal. Aliás, sabemos: para comer, beber e trocar presentes. 

E assim, como essa história muitas outras histórias o homem vem perdendo com o tempo. Por que temos perdido nossas histórias? A própria ambição do homem, a corrida pelo poder, a busca por felicidade no mundo da ilusão, vem apagando da memória as verdadeiras histórias.

Ganhamos celulares, mas estamos mais solitários. Ganhamos as relações cibernéticas, mas perdemos o calor humano. Ganhamos "status", mas perdemos a ética. Na corrida desenfreada por todos esses falsos ganhos, é natural que muitas histórias sejam perdidas.

O mundo externo passou a ser mais importante que o nosso mundo interno. Falar em mundo interno é reconquistar nossa verdadeira identidade e recuperar nossa verdadeira história. O quanto era gostoso acordar na véspera do Natal e se encantar com o pinheiro todo enfeitado; O quanto era gostoso acreditar no Papai Noel e no Presente Surpresa que só se revelava na Noite de Natal; O quanto era gostoso acordar no dia seguinte e falar dos presentes de Natal com os amigos.

E hoje encontro pessoas que dizem: "Não vejo a hora que passe toda essa loucura de Natal!" Incrível como reduzimos nossas histórias e passamos a viver tão esgotados e infelizes.

Eu desejo que nesse Natal, você possa resgatar o verdadeiro propósito e experimentar o seu verdadeiro significado. O significado de compartilhar a Noite de Natal com nossos AVOS, TIOS, PRIMOS e AMIGOS da Família, numa grande confraternização. O significado de sermos mais amorosos, benevolentes e tolerantes com o próximo.

Que possamos recuperar o amor por nós mesmos e dessa forma poder amar o próximo. Compartilhar a alegria de simplesmente estar vivo. Lembre-se que Jesus foi nosso irmão mais velho que acordou do sono desse mundo da ilusão e passou sua vida tentando nos dizer que o mundo verdadeiro não é aqui, mas sim no Reino do Pai. A noite de Natal é a oportunidade de resgatarmos a história de Jesus, suas mensagens e seu significado. E isso me faz lembrar um de seus maiores ensinamentos: "Amarás teu próximo, como a ti mesmo". Vamos renascer esses ensinamentos para que as próximas gerações possam construir um mundo melhor.

Do email de Hélio Schlindwein - Blumenau

Nenhum comentário: