1 de outubro de 2009

Mês Missionário: Enviados para anunciar a Boa-Nova


No dia 1º de outubro, lembramos Santa Tereza de Lisieux, padroeira, junto com São Francisco Xavier, das Missões. Todo o mês é dedicado à reflexão e à oração pelo caráter missionário de nossa Igreja.


Leia o texto da carta da Pontifícia Obra da Propagação da Fé:

Está aí o mês de outubro nos convidando para celebrar com entusiasmo e
muita abertura a Campanha Missionária. Ela é promovida pela Pontifícia Obra da
Propagação da Fé, sediada em Roma, e é realizada em todas as dioceses e
paróquias do mundo inteiro. A campanha tem seu ponto alto no Dia Mundial das
Missões, celebrado no penúltimo domingo do mês de Outubro, este ano, dia 18.
Após um ano de atividades, o Mês Missionário se apresenta como uma
oportunidade para as comunidades e, particularmente, para as suas lide­ranças, mostrarem seu crescimento espiritual e apostólico. Assim, através das mais diversas iniciativas, promovem-se o espírito missionário entre os fiéis e o anúncio da Boa Nova aqui e no mundo inteiro.
Infelizmente, apesar de todos os esforços já realizados pela Animação Missionária nos mais diversos níveis, a consciência missionária da Igreja no Brasil ainda é inex­pressiva. Em todos os tons já foi dito e repetido que a responsabilidade pelas Missões é de todos os balizados, pois ninguém tem o direito de se furtar a essa obrigação.


O Apóstolo Paulo, a quem acabamos de celebrar 2000 anos de nascimento, afirmou: "Anunciar o Evangelho não é para mim um título de glória, é uma obriga­ção que me foi imposta. Ai de mim se eu não evangelizar" (1Cor 9,16).

"A messe é grande, mas os traba­lhadores são poucos. Rogai, portanto, ao Senhor da messe que mande operá­rios para a sua messe”. (Lucas 10,lss). Estas palavras de Jesus conti­nuam válidas. Depois de dois mil anos, a messe continua grande e, os
operários, poucos.

Há o clamor insistente de milhares de pessoas que querem conhecer Jesus, mas falta quem O anuncie. A colaboração material de cada cristão católico para as Mis­sões possibilita um envio cada vez maior de missionários "ad gentes".
Como podemos verificar, o ob­jetivo maior da Campanha Missio­nária do mês de outubro consiste em despertar para a Missão todos os que dormem.
Queridos leitores, gos­taria que vocês se destacassem pela oração, pelo empenho na celebração do Outubro Missionário e pela escuta da voz de Deus, que sempre está precisando de novos operários para a sua vinha. São os votos deste vosso amigo que vem trabalhando, em todo o Brasil, para que surja e se fortifique a Ju­ventude Missionária.

Pe. Vitor Agnaldo Menezes - Secretário Nacional da
Pontifícia Obra da Propagação da Fé

Nenhum comentário: