17 de abril de 2010

Amarás!

Escrever um livro sobre a Eucaristia nunca será tarefa fácil. O que se apresentou neste livro jamais será suficiente para entender todo o mistério eucarístico. Por vários motivos. Talvez o principal seja que a Eucaristia é o encontro pessoal de Cristo Jesus com cada um de nós... e cada um de nós é diferente. Certamente, para cada pessoa, a Eucaristia representa algo. Para todos, permanece a promessa de Jesus que é clara: estar conosco todos os dias (Mateus 28,20). Na simplicidade do Cristo no pão (João 6,35), entendemos sua presença silenciosa e verdadeira entre nós, que nos garante chegar, por Ele, ao Pai que nos dá a vida eterna.

Se pudermos dar um sinônimo à palavra “Eucaristia”, a única palavra que poderia fazer esse papel é “amor”. Amar é o grande mandamento, que traz em si toda a Lei do Antigo Testamento e renova a aliança de Deus com seu povo. Foi Jesus, que nos aproximou de Deus o chamando de Pai. Também foi Ele que deu sentido à toda Lei, abrindo nossos ouvidos para ouvir a vontade do Senhor: “Ouve, ó Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor! Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força... e amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que este” (Marcos 12,28-31).

O Evangelho de João, ao contar a instituição da Eucaristia (capítulo 13), apresenta Cristo lavando os pés dos seus discípulos, justamente para que percebêssemos que a Eucaristia nos leva para o serviço. Lavar os pés era uma atividade dos escravos. A região palestina é semidesértica e os homens não usavam sapato “fechado”, e sim chinelos. Antes de dormir era preciso lavar os pés e esse era o serviço do menor dos escravos. Se nossa comunhão não leva ao serviço, estamos comendo a nossa própria condenação (cf. ICoríntios 11,29).

Que o Cristo servidor, doado e partilhado na Ceia de nossa vida, pelo gesto de lavar os pés (João 13, 3-9), nos ensine a colocar-nos a caminho, pois dele aprendemos qual é a estrada a percorrer para, pela verdade que liberta, chegar à vida em abundância (João 14,1-7). Porque se a Eucaristia não nos leva ao serviço, significa que não entendemos nada sobre o amor.







ONDE ADQUIRIR O LIVRO:


Blumenau - Livraria da Torre - Rua 15 de novembro


Jaraguá do Sul - Noviciado Nossa Senhora de Fátima - Barra do Rio Cerro


Rio Negrinho - Papelaria Luani, Paróquia Santo Antônio e Seminário São José


São Bento do Sul - Paróquia Puríssimo Coração e Oxford


Corupá - Papelaria Mavita


Brusque - Casa Padre Dehon e Paróquia São Luis Gonzaga


Joinville - Santuário Sagrado Coração de Jesus


Campo Tenente - Mosteiro Trapista

Nenhum comentário: