19 de abril de 2010

Ajuda-me, Maria, a rezar

“Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2, 5)


Quantas vezes, durante nosso caminhar, acreditamos ser impossível seguir em frente. Paramos diante de nossa pouca fé e, no egoísmo de nosso viver, não permitimos que o amor infinito de Deus esteja conosco.
Não ter mais vinho, como aconteceu nas bodas de Caná, era um sinal de que todos estavam desanimados, desencorajados de seguir em frente com a festa do casamento. Você e eu estamos nesta festa. O casamento é a aliança de Deus com cada um de nós. Absorvidos pelo barulho, pela agitação, pelo comodismo, não percebemos que nossa tristeza está na falta do vinho, a alegria verdadeira que só Deus pode nos dar.
Presos no costume de esperar pelos outros, choramos nossa falta de coragem. Maria é sinal de quem entendeu a Palavra, a promessa de vida eterna. “Eles não tem mais vinho” (João 2, 3), diz Maria a Jesus. Eles não têm mais alegria na vida! Maria foi a primeira adoradora em espírito e em verdade. Por isso, é capaz de ajudar a todos a encontrar alegria. Nossa atitude deve ter o sim de Maria, mesmo em meio a tantas dificuldades. “Faça-se em mim segundo a Tua Palavra” (Lucas1,38). Ao confiar no Senhor como ela fez, foi capaz de revelar o Messias a toda humanidade, aquele que é capaz de encher-nos com a água da vida, tornada vinho da alegria plena, e com o melhor sabor já provado (cf. João 2, 10).
As palavras de Maria são como testamento, que nos recordam a necessidade de estar diante do Cristo Eucarístico com fé viva e atitude de escuta.
Quando recebemos o Pão Vivo, devemos recordar o que deve ter sentido a Virgem Maria quando o Espírito Santo desceu sobre ela e a cumulou de graça, e o momento em que sentiu no seu ventre o corpo de Jesus. A vida espiritual foi tão intensa nela que imediatamente, se levantou para ir servir a sua prima Isabel...

Nenhum comentário: