25 de janeiro de 2011

MDJ - um sonho do Coração de Jesus


Quem participou, certamente nunca mais vai esquecer os dias de janeiro vividos nos caminhos do distrito de Volta Grande, interior de Rio Negrinho SC (província BM). Mais de 80 jovens reuniram-se para celebrar o batismo como missionários do Coração de Jesus. Foi tanta alegria que não existe outro assunto senão os inesquecíveis dias da Missão Dehoniana Juvenil 2011, ocorridos de 05 a 16 de janeiro de 2011.
Essa alegria contagiante e o ardor missionário de nossa juventude tocaram profundamente o coração do povo…. e transformou o coração de quem se fez missionário.

A missão começou com o retiro, no Seminário São José, entre os dias 05 e 06, coordenado pelo pe. Rubens Rieg de forma dinâmica e envolvente. Em todas as avaliações, destacou-se o valor e a importância que foram os dias de retiro e o jeito especial como foi conduzido.

No dia 07, pe Leo Heck presidiu a missa de abertura, na comunidade de Volta Grande. Com a bênção de envio, os missionários se dirigiram aos sete núcleos organizados para a realização da MDJ. Celebrações, encontros com jovens e crianças e as visitações em todas as quase 1.100 famílias marcaram muito os dias. Marcaram mesmo...
Na avaliação geral, realizada no sábado, dia 15, alguns pontos destacaram-se e tornaram-se guias para as próximas atividades da MDJ na região.


A Rádio MDJ, que funcionou em 102,5 FM, atingiu mais da metade das famílias de todo o distrito, diante da limitação do sinal gerado exclusivamente para a missão. Uma programação voltada para toda família evangelizou, pela primeira vez na história da MDJ pela rádio, exclusiva e oficial. Foram mais de 150 horas de programação! A comunidade já sente falta…
Destaque para a participação dos Leigos Dehonianos. Foram um casal e cinco leigos além da idade dos 35 anos. Uma experiência valiosa e frutuosa, que deve continuar na BM.

Alguns desafios tornaram-se evidentes: o trabalho com a juventude e casais, com catequese de adultos e formação de lideranças sendo um passo a ser dado. Assuntos como ecologia, trabalho infantil, formação eclesial e litúrgica são alguns aspectos que serão tratados durante o ano de 2011, com o trabalho de pós-missão.
Definiram-se como tema para a etapa de 2012 a formação catequética e os grupos de reflexão.

A Missa de encerramento, com a igreja completamente lotada, obrigou os missionário a sentarem-se no altar. Todos estavam visivelmente tocados pela alegria e entusiasmo juvenil da MDJ. A celebração, presidida pelo coordenador do projeto, pe Simão Pedro dos Santos , teve gostinho de "quero mais". E realmente é só um (re)começo.


Agora, os jovens missionários precisam seguir seu caminhar, rumo à próxima etapa. Mas antes, é preciso algo mais urgente: experienciar o amor do Coração de Deus na vida!
Vamos em frente! A Missão Dehoniana Juvenil em Rio Negrinho apenas começou…

Site: www.euqueroummundomelhor.net.br
fr. Giorgio Sinestri scj

Nenhum comentário: