21 de maio de 2011

Comentários sobre política...


Olá, propedeutas! Vejo que desafiaram-se em fazer críticas e reflexões sobre a política, especialmente sobre a postagem do vídeo que apresenta uma reportagem sobre deputados federais.

Nossa juventude, em sentido geral, tem se afastado dessa problemática e perde-se tempo para a transformação. É bom ver uma turma de jovens disposta a reverter esse quadro. Vamos a algumas considerações sobre a interação da turma (ver comentários - clique aqui).

Pois é, Eduardo, analisar os candidatos é um passo importante, mas não é o suficiente. Sua reflexão coerente pode avançar. O que podemos (e devemos) fazer após as eleições? Já pensou nisso?

O voto, realmente, é muito importante, Alisson. Nosso voto deve manifestar o ideal pessoal mas também refletir uma tentativa de solucionar problemas comunitários. Como o voto pode levar a essa atitude social?

Ricardo, você citou um termo filosófico muito importante: o bem-comum. Sabemos que na política o bem-comum deve estar sempre em questão. Seria bom apresentar sua ideia de bem-comum...

E cadê a esperança, R. Stank? Um comentário assim, carregado de pessimismo, pode nos questionar se "existe luz no fim do túnel". Estamos falando de política, assunto que faz parte do nosso dia-a-dia. Generalizar o pensamento de forma negativa pode frustar quem acredita que é possível ser melhor. Você consegue apresentar luzes para o problema tão criticado por você? Não digo luzes do futuro, mas luzes do hoje... você acha que existem?

Assim como você, Elcio, muitos jovens seguem sem interesse algum pela política. Bom saber que você quer reverter o quadro e participar. Na sociedade, o diálogo e a reflexão são armas importantes para o crescimento social. Como você vê essa participação social na política hoje?

Então, Ivan, você tocou num ponto de grande impacto: o poder. Não é novo o assunto (nem os interesses) referente a busca de poder por parte do ser humano. Agrava-se, especialmente hoje, e no Brasil, essa "necessidade" entre os políticos "profissionais" pela conquista do poder. O que promove isso, hoje, em nosso país? Até que ponto nós, cidadãos eleitores, contribuímos para isso? Arrisca um palpite?

E para todos, o convite para comentarem a imagem que ilustra esse post...

Vamos acompanhar nos comentários abaixo as opiniões dessa juventude que promete um mundo melhor!

10 comentários:

Ricardo Becker Maçaneiro disse...

Bem-comum para mim é uma sociedade onde as pessoas tem seus direitos respeitados e os deveres são cumpridos. Não basta olhar o cisco no olho alheio, é preciso que cada um cumpra sua parte e para isso é bom levar em conta algumas frases de Jesus:amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a si mesmo; não fazer aos outros o que não gostaríamos que fizessem a nós. Ou seja agir com justiça, ética, sensatez e amor(caridade).

eduardo disse...

Nós, como cidadãos brasileiros, devemos cobrar dos políticos aquilo que eles "assumiram" nas eleições, que é de representar-nos lá em Brasília. É difícil conseguir que um deputado nos escute, mas se não desistirmos eles terão que nos ouvir. Pois "O POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO".

Alisson disse...

Devemos começar por quem realmente devemos votar, uma boa pesquisa sobre o candidato, o que ele pretende e o que ele tem a nos oferecer.Com certeza também devemos refletir uma tentativa de solucionar problemas comunitários,então começa aí em conhecer o que o candidato tem a oferecer pela comunidade. Votar é um dever de todo cidadão,mas conhecer bem o candidato em quem vai votar é uma tarefa que não deve ser deixada para trás.

Elcio disse...

Nossa política é muito bagunçada, existe apenas o interesse próprio por parte dos políticos, é a nossa realidade... A sociedade critica e critica... Só que na hora de votar não busca meios de conhecer os candidatos, vota em qualquer um, ou então vota em branco, e aí nada muda. Existe um desinteresse muito grande dos jovens pela política, pela situação que a mesma é apresentada. Nós somos uma geração acomodada. Até sabemos como mudar, mas só que é mais fácil criticar ou então melhor ainda, fugir do assunto...

Giorgio scj disse...

Aguardo os demais comentários, inclusive sobre a imagem que ilustra este post...

John Lenon Bihuna disse...

John disse ...
Conversar sobre política é muito importante, pois , este tema está totalmente e constantemente ligado a todos nós cidadãos.
Ser cidadão é assumir-se ser humano (pessoa) consciente e preocupado em melhorar nossa situação atual, que é deplorável. Desse modo, quem não assume seu papel de cidadão, está negando e/ou omitindo uma característica natural de um ser humano racional e inteligente.
SEJAMOS SERES HUMANOS (PESSOAS) PARA SERMOS ENTÃO CIDADÃOS CONVICTOS, CONSCIENTES E CORAJOSOS!

Elcio disse...

A figura representa a dificuldade das pessoas em querer cobrar alguma coisa dos políticos, pois votamos em pessoas que nem conhecemos, nem sabemos do que é capaz de fazer...Como vamos cobrar alguma coisa?

Ricardo Becker Maçaneiro disse...

A figura ilustra o quanto a população anda frustrada com os políticos, que só entram na política em benefício próprio. Por isso parece que ser chamado de político soa quase como ofensa, por causa do descrédito do povo nos políticos.

Giorgio SCJ disse...

Muito bem! O exercício foi para aprimorar nosso debate e senso crítico. Até a próxima!

Ivan Faé disse...

Acredito que as propagandas eleitorais nos fazem perder o interesse, pois todos falam a mesma coisa e também a falta de interesse de saber quem sera eleito. Nossa contribuição esta em acreditar nas grandes promessas que os candidatos fazem, na qual a maioria vota, esperançosas de que possam ser realizadas e o dinheiro fácil que manipula-os a venderem seus votos.