31 de outubro de 2009

Memória Dehoniana


No dia 26 de novembro, nossa congregação celebra a memória dos mártires dehonianos. A data é celebrada todos os anos, impulsionada pela carta de pe. Ornela, superior geral dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, assinada em 2005.
Na carta, o padre geral lembrava a morte do bispo Dom Wittebols, com parte do seu presbitério, que "fala-nos de um testemunho na Igreja e com a Igreja, uma Igreja mártir e missionária. Por isso, cada missionário que deixa a sua pátria e a sua cultura para partilhar a sua vida com um povo de uma outra cultura, servindo-o pelo anúncio do Evangelho, acredita com a Igreja que conhecer e seguir Jesus Cristo é um bem para cada pessoa, povo e cultura. Este bem merece o dom da vida."

A morte do bispo e seus companheiros reassume a missão que a Congregação realizou no Congo graças a muitos dos seus filhos, fazendo germinar as sementes do Verbo, em terras nas quais a Igreja não tinha ainda chegado, sementes que se tornaram árvores frondosas, como a Arquidiocese de Kisangani, a Diocese de Wamba e outras.
Diz ainda a carta "que esta data seja oportunamente preparada e celebrada em todas as comunidades, sobretudo nas comunidades de formação, assim como com os leigos que colaboram nas nossas atividades pastorais, educativas e missionárias. Que a celebração deste dia se torne uma ocasião para conhecer e recordar aquelas pessoas que marcaram a história da Província/Região/Distrito e Congregação, ou uma determinada obra ou setor da nossa missão."

Por isso, serão publicadas diversas histórias e relatos destes mártires, durante o mês de novembro, para que pela leitura e reflexão nossos corações se animem pelo anúncio da Boa-Nova.
Giorgio Sinestri

Nenhum comentário: