12 de novembro de 2011

O jovem brasileiro e as redes sociais


Quem gosta de dados sobre redes sociais vai adorar essa sondagem feita pelo [N]Jovem, site do núcleo jovem da editora Abril, que investigou como os jovens brasileiros utilizam as redes sociais e chegou a informações interessantes.

Você sabia que:

 - Publicidade em promoções e jogos são mais bem vistas nas redes sociais do que inserções em mídias tradicionais como banners.

- Twitter é a rede social mais popular.

- O Facebook é mais popular do que o Orkut entre os jovens de 19 a 24 anos, mas entre os jovens de 15 a 18 anos o Orkut ainda é mais forte.

- Música, entretenimento, jogos e revistas foram os temas citados como relevantes em redes sociais pelos entrevistados.

- Os jovens não tem o costume de comprar clicando em publicidade nas redes sociais, mas procuram informações sobre produtos ou serviços antes de consumir. Críticas e elogios nas redes sociais influenciam fortemente em sua decisão de compra.

- 85% dizem que não conseguem ficar mais de um mês sem acesso às redes.

- 34% conhece alguém que teve informações roubadas ou violadas nas redes sociais. A grande maioria ainda pensa que fornecer informações pessoais nas redes sociais não é seguro, e tem medo de ser vítima de roubo de informações.


69 comentários:

Giorgio scj disse...

Oba! Vamos conversar sobre redes sociais! Manifeste sua opinião sobre o assunto, utilizando o texto proposto como inspiração...

vitor disse...

é interesante a forma que foi projetada aquela imagem inicial como tudo é bem organizado. algo me chamou a ateçao quando soube do orkut e do facebook.

Fernando disse...

É claramente apontado no artigo a popularidade do uso das redes sociais na juventude. Muitos não conseguem ficar sem o uso por longo período, me assustou muito ao saber que 85% dos jovens não conseguem ficar mais de um mês se utilizar de redes sociais. Gosto muito de saber que estou neste 15% que não sentem a falta, mas é um recurso popular que vem cada dia mais tomando espaço e dependência em meu dia-dia.

Giorgio scj disse...

Porque Vitor? O que realmente chamou atenção na sua observação?

Rafael disse...

é interessante o tema pois estamos rodeados desta fontes e informação que não acaba mais

Giorgio scj disse...

Fernando, pense comigo: o que leva o jovem de hoje a prender-se nestes meios virtuais de relacionamento? Alguém mais quer comentar isso?

hugo disse...

bem o texto é interessante pois relata um fato que acontece hoje.
pois comigo também acontece, não é que consigo ficar um mes sem entra na net mas to no meio.

Giorgio scj disse...

Pois é, Rafael... isso é bom ou ruim?

vinicius disse...

nossa não sabia disso tudo , também acho que a internet e um dos melhores meios de comunicação mas tem que saber usar se não e só mais um aparelho sem serventia

Giorgio scj disse...

Pois é, Hugo... a começar pela escrita... você usou o recurso de abreviar palavras... o que pensa sobre isso?

vitor disse...

por ser, o orkut um serviço mais antigo perdeu espaço para algo mais inovador.

Giorgio scj disse...

Fale mais sobre isso, Vinicius... sobre o bem e os males do uso da internet na comunicação...

hugo disse...

e q na net escreve mais ligeiro desse jeito.

Edgar disse...

É bom notarmos a participação dos jovens nas redes sociais.Estas redes nos tornam mais sociáveis.Mas isso gera um grande problema a dependência destas redes.Pessoas que não conseguem viver sem as redes podem se tornar pessoas "sem vida". Por mais que você tente nunca conseguirá passar sentimentos e emoções por completo. E isso torna a vida "preta e branca".

Pe. Marcos disse...

E pra ti o que é mais interessante Vitor/ o orkut ou facebook?

Rafa disse...

Isso depende de como você usa esta fonte

Jeferson disse...

Particularmente nunca gostei muito de ficar na frente de um computador. Simplesmente o necessário. Contudo hoje as mídias nos forçam a termos uma comunicação mais ampla, como este ensaio em nossa formação para o futuro.
Percebo um grande problema: o que ficar fazendo diante de um computador? Diante de tantas redes sociais existentes e que consomem mais o nosso tempo do que um simples meio de comunicação.
Senti-me cobrado diante de meus colegas e até na viagem que fizemos a Espanha, de ter um meio de comunicação mais abrangente do que o e-mail. No entanto não me sinto excluído, pois observo o quanto meus colegas são fissurados por um simples programa de computador.
Sociedade virtualizada, é essa a que vivemos, só não podemos nós sermos virtuais em nossas relações humanas e sociais.

vitor disse...

que acredito que esse é um modo de fugir da realidade em que vive. buscando assim se relaciona em um meio em que nao vá se comprometer tanto

Giorgio scj disse...

Edgar, tente explicar essa divergência de mais comunicação e menos vida...

Pe. marcos disse...

Edgar: o que mais influencia o jovem a estar na net?

José disse...

Apesar de eu não entender muito sobre estas coisas, eu achei este texto muito interessante. Não sabia que os jovens (e não só os jovens)estavam tão envolvidos em tantos meios da internet.

vitor disse...

na verdade nenhum dos dois. porem eu tenho o orkut

Pe. Marcos disse...

Feferson, o que quer dizer com "sociedade virtualizada"?

Giorgio scj disse...

Hugo, você acha que se perde com esse modo de escrever? Ou realmente é melhor?

Giorgio scj disse...

Você acha isso bom, José? Essa nova forma de comunicação, cada vez mais presente entre nós, pode ser algo realmente bom?

Pe. Marcos disse...

Rafael! E como usar "melhor" esta fonte?

Fernando disse...

Pois é Fráter, o nosso impulso de sociabilidade mudou de lugar, ou rumo, ao invés de irmos buscar vários contatos ou amizades na "vida real" foi migrado para a internet. Surgiu um status em relação a sua presença neste meio das redes sociais, ou seja quanto mais amigos, seguidores, comentários etc, você possuir maior este status será. Ainda comentávamos na sala de aula estes dias atrás que quanto mais pessoas você tem no Facebook menos amigos você tem normalmente.

hugo disse...

quando se comunica pela net é mais rapido pois realmente e melhor. na escrita n dificulta nada.

Giorgio scj disse...

Vitor, "perder espaço" para algo mais inovador... o que isso pode significar fora do mundo virtual? Tem algo a nos dizer também? PERGUNTA ABERTA A TODOS!

Pe. Marcos disse...

José! Que preferências os jovens deveriam buscar na net?

edgar disse...

Amigos. Isto fez as redes sociais bombarem. Aliás está muito mais fácil fazer isso. conversar com alguém que está a quilômetros de distância ficou muito mais fácil.Marcar encontros, conversar e desabafar tudo isto faz parte deste mundo virtual.Mas eu ainda acredito que o contato pessoa-pessoa é essencial para uma comunicação completa e plena. A comunicação que é permeada por uma maquina perde muito de sua dinâmica. Apesar de ainda atingir, mas com menos intensidade.

Giorgio scj disse...

Fernando, e essa mudança de lugar das relações, pode provocar o que socialmente? Será possível conviver saudavelmente com os dois?

Pe. Marcos disse...

É Fernando! Concordo com que disseste! O que fazer para conscientizar a galera a viver mais a relação corpo a corpo e não a virtual? E a manter menos amigos e mais confiáveis?

Giorgio scj disse...

PERGUNTA PARA TODOS:

Esse é um dos pontos da discussão: a relação humana, como escreveu o Edgar.

PARA TODOS: o que a primeira imagem do texto nos revela sobre o assunto?

vinicius disse...

existem muitas coisas boas na internet por exemplo os meios de comunicação como o facebook , e-mail e outros nem tanto como sites pornograficos e outros . Ai vem da consiencia de cada um.

Rafa disse...

Primeiramente para pesquisas depois para atualização também para e-mails e se sobrar tempo quem sabe não uma diversão nos jogos
e vc oq pensa sobre a net?

Pe. Marcos disse...

Concordo com a afirmação do Edgar! ALGUÉM MAIS CONCORDA? COMENTEM!

Giorgio scj disse...

Hugo, José, Vitor e Vinicius: vocês são os mais jovens entre nós. A internet começa a fazer parte da vida de vocês com mais intensidade e de forma mais cotidiana. O que pensam sobre isso?

Jeferson disse...

Sociedade Virtualizada
Pense comigo: Todo pegavam filas nos bancos; agora pagam pela internet. Comprávamos somente nas lojas de departamentos; agora pela internet compramos qualquer coisa até fora do país. Isso não é ruim! Isso faz com que aja uma movimentação no mercado. O problema é quando de tão virtualizados, estamos deixados de nos relacionarmos em comunidade, e criamos identidades irreais baseada em status.

Giorgio scj disse...

VEJAM QUANTA REFLEXÃO JÁ PRODUZIMOS!

Pe. Marcos disse...

Eu penso que a net é uma ferramenta "poderosa" em nossas mãos e nos auxilia muito, porém, é diante dela que a prova de renúncias acontece! E é preciso administrar o tempo diante dela.

vitor disse...

que vou usar a palavra do bispo, a qual eu concordo. ele diz: 'a nossa igreja sempre foi muito tradicional, e quando vem algo diferente, o espanto é tanto que parece acabar o mundo'. isso acontece com nos, mas,tambem, fora da igreja, por exemplo quando nós nos deparamos com uma nova moda, um novo estilo de vida.

José disse...

Dependendo do assunto de cada um e da conversa de cada um pode ser um meio de comunicação realmente útil e interessante.

Giorgio scj disse...

Jeferson, onde está o problema nisso? Apenas na relação?

Pe. Marcos disse...

Status! Esta é uma grande questão já colocada por alguns de vocês nos comentários! Mas será um status verdadeiro e necessário?
PERGUNTA PARA TODOS!

edgar disse...

A primeira imagem do texto me mostrou a dependência da maioria dos jovens em relação as redes sociais. A segunda é que a publicidade está tendo uma boa oportunidade de vender seus produtos.
Mas tem uma pergunta ainda sem respostas.
Por que estamos preferindo nos comunicar através de uma máquina do que cara-a-cara?
Realmente é muito percebível quanto a tecnologia invadiu nossas vidas.Será que estamos fazendo isto simplesmente por ser mais fácil ou por que estamos dominados por esta tecnologia de massa?

Giorgio scj disse...

Penso no que diz o pe Marcos: o tempo é uma chave na discussão sobre o uso da mídia virtual. São tantos atrativos que nos vemos sufocados diante dessa inundação... Realmente, saber priorizar coisas é importante nesse mundo... e o que prioridade para nós?

hugo disse...

eu penso que para alguns de nos ja faz parte de nossa vida. meu pensamento.

Giorgio scj disse...

Edgar, boa pergunta. Está aberta a todos...

Pe. Marcos disse...

Jeferson, este é o problema: RELAÇÃO! Somos seres de relacionamentos. E se todos não mais se encontrarem? E se ninguém mais sair de casa? E se tudo for apenas no seu quarto e no seu "mundinho"?

Giorgio scj disse...

Hugo, o que é fazer parte da vida? Escreva o quanto a internet faz parte e pode nos influenciar...

vinicius disse...

eu acho que nos revela que temos que saber maestrar os nossos meios de comomunicação se não fica em desar monia

Rafa disse...

Nos revela que os jovens tem uma grande ferramenta mais não sabe usa-la
E como deveria ser usada a net de forma adequada???

hugo disse...

prioridades é: o estudo, a oração, a vida na comunidade para o bem de todos. mesmo alguns se importando com ele mesmo.

Pe. Marcos disse...

"Dominação"! O que dizem a respeito? Escravos da net? O que dizem a respeito?

Giorgio scj disse...

Continuo a discussão entre pe Marcos e Jeferson: estamos bombardeando este texto de opiniões. Isso pode ser uma relação verdadeira? É possível permitir uma relação profunda através destes meios virtuais?

DEIXO A PERGUNTA PARA TODOS!

Pe. Marcos disse...

Legal Vinícius! Maestrar ou ministrar?

Fernando disse...

Fráter é simples ver os efeitos desta mudança, temos casos bem presentes como por exemplo Wellington, que matou todas aquelas crianças no Rio de Janeiro, como dizem as investigações ele estava envolvido com grupos em redes sociais. Alguém que não tem um preparo ou mesmo um bom censo (que o maior dos casos) pode assim ser afeta muito mais fácil pela ideologia da internet que são feitas para atingir o controle das pessoas dependentes desta rede, que são as mais facilmente dominadas.
Em relação ao conciliamento já engloba a imagem do começo é saber orquestrar as redes e os benefícios que nos são apresentados.

Giorgio scj disse...

VAMOS ENCERRANDO A DISCUSSÃO! Que tal cada um deixar uma última mensagem registrada?

Pe. Marcos disse...

E aí Mano! Estais aguçado? Quanta reflexão! Fala aí!

edgar disse...

Não somos simplesmente escravos da net.Precisamos acordar e perceber que somos escravos de toda tecnologia. TODA, SEM EXCEÇÕES. Conseguiríamos viver um dia sem toda a tecnologia existente?Não.Está é a verdade que nos rodeia.Como já disse antes somos dependentes de TUDO isso e ao mesmo tempo de SÓ isso.

hugo disse...

parte da minha vida n faz uso mais para me comunicar com amigos e familiares. Tenho pessoas q conheco q n consegue ficar um dia sem entrar na net. a um tempo atras vi uma reportagem que pela internet tinha reseita de como fazer bomba entre outros. isso as vezes leva a influenciar em algum parte da vida da pessoa q procura.

José disse...

Sobre a internet na nossa vida, nós que somos mais jovens, eu penso que é muito interessante. Eu quero me comprometer a me utilizar somente do necessário para mim, pois sei que será o melhor.

Ra disse...

Obrigado por este momento valeu galera força no furebis

Anônimo disse...

abraço tchau tchau

vinicius disse...

tchau pessoal . beijos no naris

Jeferson disse...

Ao ler o texto, percebe-se que há um medo muito grande na utilização da internet, no entanto não se vive sem pela questão do status, tão citado. Pe. Marcos, se no futuro ficarmos dentro das casas somente usando as redes sociais como meios de comunicação, comércio, teremos uma decadência e um empobrecimento muito grande, pois não haverá mais empregos, diversificações de entretenimento, pois as TV's já virão com 3D e tantos outros atrativos. Haverá uma crise! Tomara que como religiosos, tenhamos coragem de denunciar esta alienação e sermos "sal na terra e luz no mundo", como nos pediu o Divino Mestre.

Anônimo disse...

valeu negada força na pamonha

Giorgio scj disse...

ESSA DISCUSSÃO FOI REALIZADA DURANTE UMA FORMAÇÃO NO SEMINÁRIO SÃO JOSE - RIO NEGRINHO.