8 de outubro de 2009

Adoração ao Santíssimo

São muitos os que procuram roteiros para adoração ao Santíssimo Sacramento. Este roteiro foi criado para integrar meu primeiro livro, "Amarás!", que deve ser lançado ainda este ano de 2009. Claro que em breve, dou mais informações.
O mais importante na adoração, sempre, é um coração aberto à oração e à escuta do Senhor. Ele, presente no silêncio do Pão Consagrado, tem muito a nos falar...


ROTEIRO PARA ADORAÇÃO EUCARÍSTICA EM COMUNIDADE


Animador: Nossa oração diante do Cristo Senhor, presente na Eucaristia, prolonga a união ao comungar e renova a aliança que nos impele a viver de acordo com o que recebemos pela fé e pelo Sacramento na celebração da Eucaristia.

Todos: Senhor, ensina-nos a rezar. Em primeiro lugar ajudai-nos a ver como somos fracos e necessitados, dependentes em tudo de Vós. Depois, ajudai-nos como e quando quiserdes, pois sabemos que em tudo procurais o nosso bem. Dai-nos perseverança, para que não desanimemos nem deixemos de recorrer a vós. Reconhecemos tudo que já fizestes por nós; agradecemos vossos favores e vos louvamos por vossa bondade.

Leitor 1: Jesus está aqui, realmente presente na Eucaristia, fazendo brilhar sobre nós a luz do seu rosto. Sendo ao mesmo tempo Deus e homem, Ele revela-nos também o rosto autêntico do homem, revela o homem a si mesmo.

Animador: Ajudai-nos, Senhor, a vivermos com gratidão toda a nossa vida na força do alimento celeste, participando na morte e na ressurreição do Senhor. Que sejamos disponíveis em praticar boas obras e agradar-vos, enchendo o mundo do espírito cristão e transformando-nos em testemunhas de Ti, Senhor Jesus, em tudo, no meio da comunidade humana. Nós vos elevamos toda esta oração rezando juntos:
Todos: Pai-Nosso...

Momento de silêncio

Leitor 2: Estamos diante de Jesus Sacramentado. Foi Ele quem nos convidou quando disse: “Vinde a mim vós todos que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei” E aqui estamos. Viemos dizer-lhe que O amamos, que O reconhecemos como nosso Salvador, nosso Amigo e que queremos colocar em suas mãos toda a nossa vida. Ele é nosso Deus e Senhor, e muitas vezes o ofendemos e agora queremos fazer reparação pelos nossos pecados.

Todos: Nós vos pedimos perdão de nossos pecados. Nós vos prometemos nosso amor. Nós queremos ser fieis a vós em todos os nossos compromissos de fiéis leigos, como profissionais. Ajudai-nos com a vossa graça.

Momento de silêncio

Canto

Leitor 3: Senhor Jesus Cristo, que nos dissestes: “Amai-vos uns aos outros”, ensinai-nos a amar de verdade, a não sermos egoístas, a não pensarmos só em nós. Ensinai-nos a ter um coração aberto a todos, não amando somente os nossos e aqueles que nos amam, mas também aqueles que não nos amam ou nos perseguem. Senhor, ensinai-nos a pensar nos outros e a amar, sobretudo, os que não são amados.

Todos: Pai-Nosso...

Animador: Deus, nosso Pai, nós acreditamos que és o Criador de todas as coisas e que vieste junto a nós no rosto do teu Filho, concebido de Maria Virgem, por obra do Espírito Santo, feito um de nós. Acreditamos, Pai de amor, que, pela força do teu Espírito, o pão e o vinho se transformam no Corpo e Sangue do teu Filho, que alivia a fome do caminho. Acreditamos, Senhor Jesus, que a tua Encarnação se prolonga na semente do teu Corpo-Eucaristia, para dares de comer aos famintos de luz e verdade, de amor e perdão, de graça e salvação. Acreditamos que, na Eucaristia, te prolongas na história, para alentar a fraqueza do peregrino e o sonho de quem anseia dar frutos em seu trabalho. Sabemos que, em Belém, "Casa do Pão", o Pai eterno preparou, no ventre da Virgem Maria, o pão que Ele oferece aos que têm fome de amor.

Todos: Senhora Aparecida, Mãe de Cristo e da Igreja!
A Senhora nos deu Jesus Cristo, o amor do Pai feito homem e nosso irmão.
A Senhora é a criatura que mais amou e ama a Deus e aos homens. Por isso é o modelo que precisamos. O exemplo que buscamos.
Unidos com a Senhora, queremos estar a serviço de Deus e dos irmãos.
Aceite nossa inteligência, para que se ilumine com a Verdade, que é seu Filho Jesus Cristo! Aceite nossa vontade para escolhermos o único Caminho, o Bem!
Aceite nosso coração para que encontremos a Vida, a felicidade de servir e amar!
Sempre animados por seu exemplo e proteção, seremos exatos nos deveres! Nobres nas atitudes! Sinceros nas intenções!
Com a Senhora, seremos “um novo céu, uma nova terra”, porque viveremos uma única verdade, um único caminho, uma única vida: seu Filho Jesus Cristo! Amém!

2 comentários:

Unknown disse...

Prosear é bom. A vida é um eterno diálogo. o verdadeiro encontro com Deus passa necessariamente pelo diálogo. Eu falo Ele me escuta . Eu silencio para escutá-lo. No silencio o diálogo toma uma dimensão sagrada.
Abraços,
Graça

Giorgio disse...

Graça, agradeço seu comentário e reforço: o diálogo com Deus é gesto profundo de contemplação. Estar atento aos toques do Senhor na vida e na criação nos aproxima da paz e da felicidade.