16 de maio de 2011

Deputados federais: vergonha nacional?

Na sede do governo federal, as "coisas" têm funcionado mais ou menos assim: o parlamentar que deseja sugerir uma nova lei ou alterar algo na Constituição, precisa um número mínimo de assinaturas entre seus "colegas". Para isso, virou costume contratar "coletores de assinaturas" profissionais.

Mas será que um deputado apoiaria um projeto de lei sem, ao menos, saber do que se trata?E se for um projeto absurdo?

Assisti uma matéria veiculada no programa "CQC" da TV Bandeirantes, em setembro de 2010.

Não vou fazer comentários, porque a repórter o faz por mim.



Deputados que aparecem no vídeo:
- Eduardo Valverde (PT-RO) - não está mais como deputado federal - faleceu em um acidente de carro no dia 11 de março de 2011.
- Félix Mendonça (DEM-BA) - exerceu cargo até início de 2011. Hoje, seu filho é deputado federal.
- José Lupércio Ramos de Oliveira (PMDB- AM) - exerceu o cargo até início de 2011.
- José Tatico (PTB - GO) - exerceu cargo no mandato 2007-2011. Foi o deputado "auxiliado" por seu assessor na entrevista.
- Julio Delgado (PSB - MG) - foi reeleito deputado. Foi quem prometeu "tirar sua assinatura". Ah, bom!
- João Dado (PDT - SP) - o único da matéria que não assinou o PEC, porque leu e não concordou. Ainda há esperança... pelo menos nesta questão... Foi reeleito.
- Nelson Trad (PMDB - MS) - exerceu cargo até início de 2011. Foi o deputado que agrediu a repórter... porque será?

Para conhecer os atuais deputados (pelo menos em caráter "oficial"), acesse http://www2.camara.gov.br/deputados/pesquisa

10 comentários:

Anônimo disse...

Fantástico o vídeo apresentado. É vídeo de quem tem coragem de mostrar a realidade em nosso país.
Quantas pessoas no "poder" e não agem com sabedoria em prol do bem da sociedade. É algo para ser questionado e exigido.
Precisamos ser profetas: anunciar a verdade e lutar por ela.
Uma dica: Ser sábio é ser prudente no que faz!

Marciel disse...

Já tinha conhecimento do video. Assistindo novamente as imagens, fico pensando o que esses "políticos" estão fazendo em Brasilia?
So temos uma arma contra eles, o VOTO.
Vamos conhecer melhor as pessos que elegemos. Uma simples consulta no Google já ajuda muito.

Eduardo disse...

Esse vídeo nos mostra quem são, realmente, os nossos "representantes" na câmara dos deputados. Percebam o tipo de pessoas que nós elegemos para defender interesses que deveriam trazer benefícios à todos os brasileiros. Porém, eles nem dão bola ao povo e nem prestam atenção no que eles estão assinando. Por isso, devemos analisar muito bem os candidatos para depois votarmos conscientemente e não nos decepcionar-mos com esses políticos.

Alisson Douglas disse...

Ótimo vídeo. Realmente podemos perceber quem nós elegemos para nos representar, essas figuras são mesmo uns caras de pau, esses deputados não leem no que estão assinando. Eles deveriam assinar é uma PEC para permissão de soltar uma bomba lá no plenário e acabar com todos esses sem noção. Mas como sou a favor da vida, até mesmo desses sem noção, realmente nossa única arma é mesmo o VOTO.

Ricardo Becker Maçaneiro disse...

Uma vergonha! É assim que pode ser chamada a política brasileira (no mínimo).
A maioria dos senhores políticos estão na política para benefício próprio, por isso discutem enquanto candidatos-para entrarem ou continuarem em cargos públicos-e depois se articulam para aprovar ou reprovar o que é de seus interesses.
Já que perguntar não custa, por que eles não lêem o que lhes pedem para que assinem, e tem medo de responderem perguntas quando questionados, se estão no poder para representar a sociedade?
Qual o melhor modo de acabar com isso? O voto, elegendo pessoas "ilibadas" (como se autodenominou certo político nada ilibado certa vez..). O problema é que pelo visto são poucos os candidatos ilibados.
Diante disto, só nos resta tentar sempre conhecer os candidatos a cargos públicos e cobrar deles que atuem como devem:nos representando e defendendo os interesses da população, com base na moral e na ética.
E viva a democracia, pois só com ela é possível mudar esta vergonheira vigente.
Coragem meu povo! Só depende do nosso bom senso nas próximas eleições. Não se deixem vender pelos próprios interesses, mas lutem pelo bem comum.

Ricardo Stank disse...

um bando de palhaços, vagabundos e ladrões!!!não sabem nem o que estão fazendo lá, o Palácio do Planalto está se transformando em Circo ou melhor é o "Palhaço" do Planalto!!!
que vergonha nacional, vergonha para nós brasileiros porque não sabemos eleger no tempo das eleições.
E está ai o resultado!
CADEIA NESSES CORRUPTOS!!!!

Elcio disse...

Uma vergonha!!!
Nunca gostei de política, por causa disso,as pessoas querem ser eleitas apenas para ganhar dinheiro, não pensam nem um pouquinho naquilo que é de interesse da população, não sabem nem o que significa ser deputado, senador...Só que, querendo ou não, o culpado somos nós, também não sabemos em quem estamos votando, não nos informamos, apenas criticamos.

Ivan Faé disse...

É bom ver as coisa que acontece dentro da camara dos deputados. Sinceramente eu não sei o que é mais vegonhoso se é votar em candidatos apresentadores de televisão ou corruptos que só desejam poder. Que tipo de pessoas estamos elegendo para nos representar. Cambada de palhaço.

Giorgio scj disse...

Atenção, propedeutas. Seguimos a reflexão no post http://proseandoscj.blogspot.com/2011/05/comentarios-sobre-politica.html

John Lenon Bihuna disse...

John disse ...
Através desse vídeo , conseguimos fazer um resumo do que acontece com o governo em nosso país. Nossos governantes deveríam ser nossos representantes , no entanto percebemos que a grande maioria deles deles, não se interessam conosco, seguindo apenas suas vontades e objetivos pessoais.
O fato de assinarem um papel concordando com o acréscimo da cachaça entre os ítens da cesta básica mostra a falta de responsabilidade, compromisso e bom censo. Nossos pais e professores nos ensinaram desde pequeno a não assinarmos nada sem lermos primeiro, e eles assinam, estranho não é? Eis os nossos "representantes".
Mas enquanto vendermos nossos votos, não poderemos reclamar, pois assim, estamos dando incentivo a continuidade da corrupção.
Acabaremos com a corrupção dos políticos quando acabarmos com a corrupção que há em nós.